Somatic Voicework™
Somatic Voicework™ O Método LoVetri é um método de treinamento vocal baseado no corpo, extraído de várias disciplinas. É baseado na ciência da voz e na medicina, bem como no treinamento vocal clássico tradicional, modalidades complementares como ioga, movimento, dança, atuação e treinamento da fala e várias abordagens de trabalho corporal. Somatic Voicework™ O Método LoVetri destina-se a atrair inconscientemente a mente do cantor para o processo físico de produção de som.
O trabalho corporal é tudo que atua no próprio corpo e ajuda a pessoa a se tornar mais capaz de perceber por meio dos cinco sentidos. O trabalho corporal permite que o cantor libere tensões físicas, mova-se com mais liberdade, sinta mais plenamente e respire mais profundamente, e também aumenta a consciência das sensações. Amplifica a confiança do corpo e suas respostas. Somatic Voicework ™ O Método LoVetri é uma maneira de trabalhar em todos os aspectos da voz para que o cantor (ou locutor) possa aumentar a consciência da produção de som como um processo físico. O cantor torna-se mais capaz de sentir a garganta e efetuar mudanças sem manipulação, e aumenta a intuição sobre as escolhas vocais. Somatic Voicework™ O Método LoVetri é influenciado pelos princípios da Técnica Alexander™, Método Feldenkrais™, massagem sueca, shiatsu, acupuntura, Rolfing™, Bioenergética™ e Therapeutic Touch™, bem como outras disciplinas de cura.
Somatic Voicework™ O Método LoVetri permite que a voz e o corpo sejam parceiros da mente, seja para cantar ou falar. Ele permite que o instrumento execute uma variedade de tarefas com maior facilidade e menos esforço.
Além de tudo isso, Somatic Voicework™ é o único que todos os exercícios vocais são focados na função. Baseia-se no que a voz está fazendo, não apenas em como a voz soa.
A maior parte dos treinamentos vocais que existem utiliza um conjunto de exercícios que afetam a voz ou pedem um tipo específico de som ao cantor. Os exercícios são vistos como mágicos ("Apenas cante como eu nas sílabas “Che la vieri son muori sola” em uma escala decrescente todos os dias por 10 anos e você será capaz de cantar ópera"), ou como tendo qualidades inerentes próprias (“Cante staccato em AH em um arpejo para cima e para baixo, de grave para agudo, e você equilibrará seu alcance”). Você sempre ouvirá professores de voz pedirem uns aos outros “exercícios específicos” para resolver problemas vocais, mas o que eles querem dizer é: Quais sílabas em quais notas musicais eu peço aos meus cantores para fazerem para criar perfeição? Como há um número muito limitado de possibilidades aqui, a maioria dos professores de canto recorre à respiração para obter mais ajuda. (“Se o problema não for resolvido nos exercícios, a resposta deve estar na RESPIRAÇÃO !!!!!”) Quanto menos as pessoas sabem sobre a função vocal, mais elas confiam nos exercícios respiratórios como uma cura para tudo.
Essencialmente, a respiração para cantar deve ser relativamente fácil. Requer boa postura, uma caixa torácica aberta e um forte conjunto de músculos abdominais e coordenação. Apresenta uma maneira específica de mover as costelas e o abdômen durante a inspiração e a expiração, que é aprendida ao longo do tempo e deve ser conectada à criação de sons sonoros para ser útil, mas há uma série de abordagens cientificamente validadas para inspiração e expiração que funcionam eficientemente. Se respiração sofisticada fosse tudo o que era necessário para ser um bom cantor, cada atleta e cada tocador de sopro e sopro, cada iogue, cada mergulhador subaquático - qualquer um que aprendeu algum tipo de controle de sua própria respiração - soaria automaticamente como Luciano Pavarotti ou Barbra Streisand!
Problemas respiratórios não podem ser descartados levianamente, mas geralmente não são a fonte de problemas vocais.
Somatic Voicework™ pode usar um exercício simples, como uma tríade em "AH" em staccato para ajudar a acordar o registro da cabeça, para coordenar a respiração e o corpo, para ajudar a esclarecer um tom de sopro, para aumentar o virtuosismo musical e de várias outras maneiras . Quase qualquer exercício pode ser feito para obter qualquer função. Certos exercícios se prestam a certas respostas, mas nada é garantido.
Tudo depende da intenção do professor e do cantor em concordar com um determinado objetivo antes do início do exercício. A intenção dos exercícios deve estar clara na mente do professor para que ele faça o que é suposto fazer na garganta do aluno / cantor.
Os professores devem, portanto, compreender que diferentes respostas são possíveis para um exercício, um conjunto de tons e um nível de volume. Mesmo em vozes livres e bem produzidas, as funções podem se ajustar, dependendo da intenção ou objetivo do exercício ou música.